Postagem em destaque

CURVATURA DA TERRA

Terra: formação geoide, muito próxima de uma esfera. SOBRE A CURVATURA DA TERRA Vejam nestes links que ajudam: https://www....

23 abril 2011

ERAS GEOLÓGICAS (Parte 2)

Hadeano

O Hadeano não é um período geológico verdadeiro. Nenhuma rocha é tão antiga a exceção dos meteoritos. Durante o Hadeano, o sistema solar estava tomando forma, provavelmente dentro de uma nuvem grande de gás e poeira em torno do sol. A abundância relativa de uns elementos mais pesados no sistema solar sugere que estes gás e poeira eram derivados de um supernova.

Alguns elementos mais pesados são gerados dentro das estrelas pela fusão nuclear do hidrogênio, que são de outra maneira incomuns. Nós podemos ver processos similares ocorrer hoje em nebulosas, como a nebulosa M16.

O sol formou-se dentro de uma nuvem de gás e a poeira, e começou a se submeter à fusão nuclear e a emitir luz e calor.

As partículas que orbitavam o sol começaram a se unir em corpos maiores, conhecidos como planetésimos, que continuaram a agregar-se em planetas maiores, o material "restante" deu forma a asteróides e cometas.

Como as colisões entre planetésimos grandes liberam muito calor, a terra e outros planetas seriam derretidos no começo de seus historia. A solidificação do material derretido aconteceu enquanto a terra esfriou. Os meteoritos mais velhos e as rochas lunares têm aproximadamente 4,5 bilhão anos, mas a rocha mais velha da terra conhecida atualmente tem 3,8 bilhões de anos.

Por algum tempo durante os primeiros 800 milhões de anos de sua historia, a superfície da Terra mudou do líquido ao sólido. Uma vez que a rocha dura formou-se na Terra sua historia geológica começou. Isto aconteceu provavelmente antes de 3,8 bilhões de anos, mas a evidência disso não esta disponível. A erosão e o tectonismo destruíram provavelmente toda a rocha mais antiga que 3,8 bilhões de anos. O começo do registro de rocha que existe atualmente na Terra é do Arqueano.

Arqueano

Se você pudesse viajar no tempo para visitar a Terra durante o arqueano, você provavelmente não a reconheceria.

A atmosfera era muito diferente daquela que nós respiramos hoje, ela era composta de metano, amônia, e de outros gases que seriam tóxicos a maioria da vida em nosso planeta hoje. Também nessa era, a crosta da terra esfriou e as rochas e placas continentais começaram a se formar.

Durante o arqueano que a vida apareceu primeiramente no mundo. Nossos fósseis mais antigos datam de aproximadamente 3,5 bilhões de anos e são constituídos de microfósseis e bactérias. De fato, toda a vida por mais de um bilhão anos era de bactérias. Estromatólitos são colônias que foram encontradas como fósseis na África do Sul e na Austrália ocidental.

Os estromatólitos foram abundantes em todo Arqueano. Não são comuns hoje.

Coacervados e caldos nutritivos:

Moléculas orgânicas que formavam os caldos ao se agruparem formaram os coacervados e deles os seres vivos.

Atmosfera de gás carbônico:

Atmosfera ao qual se desenvolveu os primeiros seres vivos até os primeiros procariontes.

Proterozóico

É o período da história da Terra que começou a 2,5 bilhões de anos e terminou a 544 milhões de anos. Muitos dos eventos da historia da terra e da vida ocorreram durante o proterozóico, os continentes se estabilizaram, os primeiros fosseis abundantes de organismos unicelulares surgiam nesta época. No proterozóico médio veio a primeira evidência de oxigênio na atmosfera.

Primeira Poluição Global

A primeira "crise de poluição" ocorreu na terra a aproximadamente 2,2 bilhões de anos atrás.

Em diversas partes do mundo encontramos evidências da presença de óxidos do ferro em paleossolos (solos primitivos), onde ocorrem "camadas vermelhas" que contêm óxidos de ferro, apontando um aumento razoavelmente rápido nos níveis do oxigênio. O oxigênio no arqueano era menos de 1% dos níveis atuais, mas a aproximadamente 1,8 bilhão de anos, níveis de oxigênio eram maiores que 10% dos níveis atuais segundo levantamento (Holland, 1994) pode parecer estranho chamar isto de "uma crise poluição", mas o oxigênio é um destruidor poderoso de compostos orgânicos, pois muitas bactérias são destruídas pelo oxigênio. Os organismos tiveram que desenvolver métodos bioquímicos para reter o oxigênio, um destes métodos foi a respiração aeróbica.

Localidades de sedimentos proterozóicos no mundo:

Formação amarga das molas - Os mais velhos fósseis de eucariontes vêm desta formação da Austrália central.

Montes de Ediacara - os fosseis de animais mais antigos foram descobertos nesta localidade australiana em 1946

Terra Nova - fosseis misteriosos da costa de Terra Nova.

Escala de Nopah - a rocha sedimentar a mais antiga da região sul da Califórnia com 1,5 bilhão de anos com alguns depósitos mais recentes ricos em estromatolitos.

Mar branco - situado na costa do norte da Rússia, este foi um local de pesquisa da fauna vendiana.

Eventos geológicos:

Glaciações e estruturas formadas por estromatólitos

O oxigênio surge a partir dos seres fotossintetizantes e logo substitui o GÁS CARBÔNICO na atmosfera e a partir daí surgem os eucariontes e seres superiores multicelulares as bactérias que não se adaptaram ao novo ambiente foram extintas por isso no proterozóico é observado primeira grande extinção

O gás carbônico da atmosfera ao qual se desenvolveu os primeiros seres vivos até os primeiros procariontes foi a atmosfera principal até 2 bilhões de anos.

Seres que viveram nesse período:

Estromatólitos

Tipos de estromatólitos:
LLH = estromatólitos estratiformes, característicos de ambientes de menor energia.
LLH-SH = intermediário entre LLH e SH
SH = estromatólito de forma colunar, característicos de zonas agitadas.
SS = estromatólito oncólito típicos de zonas collenia

As bactérias cianofíceas que formam estruturas biossedimentares existem até hoje e são seres autotróficos e tem sua primeira aparição a mais ou menos 3,5 bilhões de anos.

As espécies de algas cianofíceas atuais também são muito semelhantes as do proterozóico.

Eucariontes

São seres unicelulares com carioteca que evoluíram a partir dos procariontes esse grupo abrange animais, vegetais, fungos e protistas, este fóssil abaixo é considerado um dos fósseis mais antigos de protozoários.

Carófitas

As carófitas vegetais primitivos começaram a evoluir no final do proterozóico com várias espécies, este esquema mostra a evolução das carófitas.

filo cnidária

animais formados por 2 camadas celulares; sistema digestivo incompleto e possui sistema nervoso formando uma rede difusa no corpo, apareceram no vendiano (proterozóico superior).

Seres unicelulares e microbiótas

formas de vida dominante em todo o proterozóico e que apenas deixaram marcas de sua existência no sedimento.

Reprodução sexuada novidade que surgiu nessa época quando o oxigênio passou a ser vital a esse tipo de seres vivos e logo se sobressaíram em relação aos outros tipos de seres de reprodução assexuada.

Bactérias procariontes que se desenvolveram no tiveram que se adaptar ao oxigênio e tornam-se comuns nesse período.

Vendiano

Período do proterozóico, também conhecido como ediacariano foi nesse período que surgiram seres multicelulares de configuração simples como algas, esponjas, cnidários, etc.

Vendiano

Quando Charles Darwin escreveu a origem da espécie a maioria dos paleontólogos acreditava que os fósseis animais mais antigos eram os trilobites e os braquiópodes do período cambriano. Muitos paleontólogos acreditavam que formas de vida mais simples deveriam ter existido antes desta, mas que não havia nenhum registro fóssil. Darwin já dizia que deveriam existir fósseis mais antigos, mas que na época não poderiam ser encontrados, contudo expressou a esperança que tais fósseis seriam encontrados algum dia.

Desde o tempo de Darwin até hoje, a historia fóssil da vida na terra foi datada de até 3,5 bilhão anos atrás. A maioria destes fósseis são bactérias e algas microscópicas. Entretanto, em um período de tempo que agora é conhecido como vendiano, ou ediacarano, que ocorreu entre 650 a 540 milhões de anos, existiram os fósseis macroscópicos mais antigos. Possuíam corpos macios podendo ser encontrados em alguns locais do mundo, confirmando as expectativas de Darwin.

Estratigrafia

O vendiano, chamado ás vezes de ediacarano, faz parte do proterozóico superior. O vendiano não tem nenhuma subdivisão formal nem limite superior distinto. Isto se dá em parte devido ao fato que somente recentemente foi um assunto do interesse dos paleontólogos.

Muitos paleontólogos tinham pouca esperança que os fósseis seriam encontrados em uma rocha assim antiga como o vendiano. Sabe-se que as rochas mais antigas estiveram mais sujeitas as transformações geológicas por isso fósseis dessas épocas são raros.

Hoje, porém muitos fósseis foram descobertos em alguns locais do mundo, um destes lugares é Ediacara na Austrália, de onde deriva o nome ediacariano.

Em breve publicarei as Eras Geológicas posteriores. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário